Você já viu uma placa de aviso, de propaganda,de instrução e acabou dando muita risada?
É isto que vamos fazer aqui: coletar placas pelo Brasil,com a ajuda de vocês, leitores, que poderão enviá-las
para o meu e-mail. Vamos comentá-las e aprender Português de uma forma divertida.

domingo, 31 de agosto de 2014

Visitando o cemitério...

                                

Visitando o cemitério de minha cidade,deparei-me com essa placa. Muitos podem perguntar: "O que há de errado com ela?" No primeiro momento, nada. Entende-se o aviso. Mas ela poderia ser melhorada, se fosse corrigida a  falta de paralelismo. E o que é paralelismo?  Isso tem a ver com paralelas? Sim, o paralelismo é a maneira mais organizada de estruturar os segmentos de uma frase, de maneira paralela, levando em conta os aspectos sintático, semântico,e rítmico. Vejamos alguns exemplos. No "Eclesiastes", na Bíblia temos os versos:
Há tempo de matar, e tempo de sarar.
Há tempo de chorar,e tempo de sorrir.
Esses versos mostram paralelismo sintático e rítmico.
Um exemplo de falta de paralelismo semântico: "Era um aluno interessado não só em Filosofia,mas também em estudos históricos e literários." Corrigindo: "Era um aluno interessado não só em Filosofia, mas também em História e Literatura."
Voltando à nossa placa, podemos melhorá-la assim: "Solicitamos, por favor, aos clientes e visitantes que não coloquem flores artificiais sobre os jazigos e que não toquem nas orquídeas, caso elas não lhes pertençam." Melhorou, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário