Você já viu uma placa de aviso, de propaganda,de instrução e acabou dando muita risada?
É isto que vamos fazer aqui: coletar placas pelo Brasil,com a ajuda de vocês, leitores, que poderão enviá-las
para o meu e-mail. Vamos comentá-las e aprender Português de uma forma divertida.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Vende-se ou vendem-se?



Esta placa apresenta um erro muito comum, com verbos na voz passiva pronominal. Vou tentar explicar de um modo bem simples: é como se disséssemos "cachorros é vendido". Soa mal...esquisito...concorda?
Naturalmente diríamos "cachorros são vendidos", na voz passiva. O problema surge quando passamos para a voz passiva com pronome "se". Então, aí vai a dica: se depois do "vende-se", "aluga-se", "compra-se",  houver palavra no singular, o verbo fica também no singular. Assim: "Vende-se cachorro","aluga-se um apartamento" "compra-se sucata". Se, no entanto, a palavra estiver no plural, o verbo irá também para o plural. Assim:
 "Vendem-se cachorros", "alugam-se apartamentos", "compram-se móveis antigos".
Coitadinhos dos cachorros (e não caxorros)...eram "poodles" e no Brasil viraram "pudos".Mas esse é um fato normal. A Língua é viva, vive em constante transformação, influencia e sofre influência de outras línguas.
Muitas e muitas palavras sofreram mudanças no decorrer do tempo.Por isso é tão fascinante e interessante
o estudo da Etimologia, que conta a história de cada palavra, sua evolução na grafia e muitas vezes no sentido também. Falaremos sobre isso novamente.

Um comentário:

  1. Peço licença para discordar completamente com quanto afirma, aliás de forma aliás não fundamentada. Sugiro uma leitura dos argumentos que expendo em

    https://mosaicosemportugues.blogspot.com/2021/02/as-casas-nao-se-vendem_20.html

    ResponderExcluir